- 29 de setembro de 2020
- Posted by: Debora Estacio
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Você já parou para pensar o que é feito com seus dados na internet? São muito frequentes os casos de invasões de dados muitas vezes causando grandes prejuízos.
A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados trata-se de uma nova Lei Federal, número 13.709/18, que tem por finalidade assegurar a proteção de dados pessoais, garantindo mais segurança e transparência na coleta de dados.
Desta forma, o usuário tem o direito de consultar quem está armazenando seus dados e para qual finalidade, sendo que pode também optar por permitir ou não este armazenamento bem como solicitar a exclusão dos mesmos do sistema.
O que muda para as empresas com a LGPD?
A LGPD terá grande impacto nas relações comerciais e de consumo em todas as empresas, sejam pequenas, médias ou de grande porte, sendo que uma das mudanças mais importantes é o consentimento expresso dos clientes para o uso das informações.
As punições foram adiadas até agosto de 2021 pela Lei nº 14.010, porém quando se iniciarem, quem descumprir a lei pode ser multado em R$ 50 milhões por infração ou em até 2% do faturamento.
Como preparar a empresa para a LGPD?
A tecnologia tem um papel fundamental, visto que será necessária uma adequação, no sentido de primeiro mapear o cenário atual, saber quais dados a empresa tem, de que forestão armazenados e quem tem acesso e a partir disso desenvolver uma estrutura de privacidade e proteção de dados que esteja de acordo com as novas regras.
Para manter os dados seguros e conseguir gerir toda a sua rede, a fim de não correr riscos de vazamento, faz-se necessária a adoção da tecnologia correta para te ajudar a ficar em compliance com a lei.
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