4 ferramentas para turbinar plataformas de e-commerce
- 28 de setembro de 2018
- Posted by: admin
- Category: E-commerce
Fonte: Computerworld
Com projeção de crescimento de 15% em relação ao último ano, o mercado de e-commerce promete diversas novas oportunidades em 2018. Segundo números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento deve checar a R$ 69 bilhões.
Mas para atender tamanha demanda de clientes e pontencial, os players do setor devem montar infraestruturas poderosas. Para isso, algumas ferramentas prometem turbinar ao máximo a estratégia, garantindo um bom relacionamento das empresas com seus clientes, assim como a longevidade e lucro do negócio.
O especialista em transformação digital e e-commerce Thiago Lima, CEO do LinkApi, plataforma de integração inteligente, listou 4 ferramentas que garantem bons resultados nas vendas dos e-commerces por meio da experiência dos clientes. Confira:
Chats e Chatbots: o uso de chatbots em plataformas e no comércio eletrônico cresce a cada dia se tornando uma das ferramentas de CX que mais turbinam o atendimento e a experiência dos usuários nesses canais.
A ferramenta apresenta inúmeras vantagens, já que consegue automatizar tarefas rotineiras como: listar informações sobre o status de um pedido, dar detalhes de um produto, fornecer informações sobre descontos da loja e realizar outras tarefas que não dependem tanto de interação humana, permitindo que a empresa atenda o mais rápido possível.
“Essas ferramentas garantem agilidade no atendimento. Além disso, os bots estão cada vez mais ‘inteligentes’. A empresa Huggy, por exemplo, criou um chatbot que faz o pré-atendimento ao cliente em busca de uma solução para seu problema. Caso não seja possível, o bot encaminha a conversa para o setor pertinente à dúvida do cliente, otimizando todo o processo”, afirma Thiago Lima.
Chats e Chatbots: o uso de chatbots em plataformas e no comércio eletrônico cresce a cada dia se tornando uma das ferramentas de CX que mais turbinam o atendimento e a experiência dos usuários nesses canais.
Comentários e Avaliações: as ferramentas de feedback ajudam a coletar avaliações de clientes e a fazer a gestão dos comentários realizados pelos consumidores e usuários. A Trusted Company, por exemplo, disponibiliza diversas ferramentas para a coleta de avaliações dos consumidores e ainda faz o gerenciamento e compartilhamento dessas avaliações, gerando mais credibilidade para a marca. Por meio de mensagens de SMS é possível se comunicar com o seu cliente – pós-venda e fidelização – e melhorar ainda mais a experiência de compra dele.
“Aproximadamente 92% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites ou comparam preços lojas virtuais e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs. Cada vez mais as pessoas querem opiniões reais sobre os produtos e por isso as avaliações e comentários influenciam diretamente na experiência do consumidor. Uma marca ao entrar em contato com seu cliente deve tomar cuidado para não ser indelicado ou muito agressivo”, explica Lima.
Marketing e Comunicação: investir em ferramentas de marketing ajudam significativamente a melhorar a experiência de consumo dos usuários. Já existem opções no mercado para envios de e-mail marketing, agendamento de post em redes sociais e outros recursos que podem ser utilizados nas estratégias de comunicação de um e-commerce, trazendo mais eficácia para a captação de novos clientes. Entre algumas ferramentas que estão bombando nesta área podemos citar: RD Station, HubSpot, SendGrid, MailChimp, entre outras.